Pessoas que estão em diálise graças à falência dos rins sofrem riscos de doenças cardiovasculares causadas por um aumento de fosfato em seus corpos, e as drogas-padrão muitas vezes são apenas parcialmente eficazes.
Mas um pequeno estudo recente relata que goma de mascar infundida com medicamento parece reduzir os níveis de fosfato, um mineral. O estudo aparece na edição de março da publicação médica "The Journal of the American Society of Nephrology".
Pacientes crônicos de doença nos rins com altos níveis de fosfato no sangue recebem medicamentos que deveriam se unir ao mineral, dizem os autores, mas apenas cerca da metade percebe um benefício completo.
Como os pacientes também apresentam altos níveis de fosfato na saliva, os pesquisadores tentaram lhes prescrever uma goma especialmente produzida com um medicamento que se une ao fosfato. Pacientes que mascaram a goma duas vezes por dia, durante uma hora e entre as refeições, mostraram quedas significativas no nível do mineral na saliva e no sangue – sendo que a redução no nível do sangue durou cerca de um mês.
A goma foi providenciada por uma empresa farmacêutica que emprega um dos autores do estudo. Os pesquisadores disseram que os resultados eram preliminares e deveriam ser confirmados num estudo mais amplo.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário